Nacionalidades ll

Olá, malta!

     " Nos dias 4 e 6 de fevereiro, recebemos mais duas visitas muitos especiais:
     a Patrícia Ye Sun, que tem dupla nacionalidade - portuguesa e chinesa -, e
     o Ian Reis, de nacionalidade brasileira.
     Eles vieram apresentar os seus países: as bandeiras, as capitais, os monumentos, os trajes, a gastronomia, a música e as línguas.

     A Patrícia escreveu no quadro alguns carateres chineses que são muito diferentes das nossas letras. O nosso alfabeto tem vinte e seis letras e com elas fazemos as palavras; em mandarim há mais de três mil e oitocentos carateres para escrever palavras e frases. A língua chinesa é muito diferente da nossa e nós ouvimos e repetimos algumas palavras. É muito engraçada e diferente! A capital deste país é Pequim.
     Na gastronomia usam muitos vegetais diferentes e quase sempre salteados nos Wok. A Patrícia disse-nos que lá na China a comida não tem o mesmo sabor que a que se prova por cá, nos restaurantes chineses porque os temperos também são diferentes.











     O Ian não esteve sozinho. Estava acompanhado pela tia, a D. Ana Carla que é assistente na nossa escola. Ele trouxe um belo cartaz, uma bandeirinha do Brasil e, ainda, um livro sobre a cidade de Salvador, de onde é natural. A língua que se fala no brasil é a mesma que a nossa: o português. Foram os portugueses que descobriram o Brasil há cerca de quinhentos anos atrás, por isso os brasileiros falam português mas com sotaque.
     Na gastronomia usa-se muito o feijão, o arroz e a farinha de milho. Bebe-se Guaraná, caipirinha e águade côco.
     A capital é Brasília, uma cidade muito bonita e muito grande, onde moram milhões de pessoas. O clima é diferente, é chamado o clima tropical e as estações acontecem em tempos diferentes das nossas.

    









     Todos foram muito simpáticos e pacientes para responder às nossas perguntas todas e explicarem tantas e tantas coisas! Para nós foi muito especial e divertido!     ;o)

Mapa mundo com a localização do Brasil (verde) e da China (vermelho)


notícia da turma 4 - 3.º ano
 
Até , malta!     ;o)
    

Sem comentários:

Enviar um comentário