Matemática e arte


Olá, malta!


     "Um dia, na nossa escola, estivemos a fazer um trabalho proposto pelo nosso livro de matemática. (Kristina) O trabalho era sobre “ a matemática e a arte” e mostrava obras de dois pintores: Kandinsky e Monika Bella Broner. (Tiago)
     A professora pediu-nos para observarmos a obra de Kandinsky e dizermos o que víamos nela. (Gonçalo)

     De seguida, observamos a obra de Monika e vimos que as duas obras eram diferentes. (Patricia) Foi então que percebemos que conseguíamos interpretar a pintura da Monika, mas a de Kandinsky não. Descobrimos assim o significado de arte abstrata. (Lara)
     Depois discutimos sobre quais eram as cores primárias usadas por Kandinsky naquela obra: magenta, azul e amarelo. (Daniela)
     A seguir também criamos as nossas obras de arte, utilizando figuras geométricas e as cores primárias de Kandinsky. ( André)
     Nesse mesmo dia, a professora pediu-nos que, em casa, recolhêssemos informação sobre outros pintores famosos. (Núria)

     No dia seguinte apresentamos os nossos trabalhos de pesquisa aos colegas e ficámos a saber mais sobre alguns pintores famosos. (Bruno)
     Descobrimos que Leonardo da Vinci, pintor italiano, pintou o retrato de “Mona lisa” e “A última ceia”, sendo estas as suas obras mais conhecidas. (Jõao Miguel) Este pintor deixou-nos algumas frases célebres como: “ a sabedoria é filha da experiência”; “quem pouco pensa, pouco erra”; “a simplicidade é a máxima sofisticação”; “o tempo dura mais para aqueles que sabem aproveitá-lo”,... (Lara)
     Pablo Picasso, que quase morreu asfixiado, pintou cerca de treze mil quadros, mais de cem mil desenhos e gravuras e trinta e cinco mil lustrações. (Kristina) Este pintor espanhol teve como obra mais famosa ”Nu, folhas verdes e bristos”. (André)
     Conhecemos o nome de outros pintores como Salvador Dali, Renoir, Amadeu Sousa Cardozo, Miguel Ângelo, etc…

     Foi divertido trabalhar a matemática e a arte porque experimentámos e aprendemos coisas novas. (Kristina)"


- Este texto foi realizado pelos alunos da turma 5, 4.º ano. Vejam agora agora algumas das obras de arte, que eles próprios fizeram. -


Até já, malta!     ;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário