Olá, malta!

     Hoje, temos para vos mostrar trabalhos da turma 5, do 4.º ano, realizados durante este 2.º período. Houve muito que aprender e trabalhar na área de estudo do meio, sobre o Ciclo da água, os rios e serras portuguesas. Alguns tiverem a colaboração das famílias. A todos agradecemos! Ora vejam...




     Depois de conhecer melhor o "nosso Portugal", ouviram contar mais uma lenda da nossa história: "A lenda da Serra de Estrela". Conhecem?


     "Há muitos anos, um pastor pobre vivia numa aldeia e tinha como única companhia um cão. Este pastor desejava alcançar uma montanha que via ao longe.
     Numa noite de luar, em que o pastor olhava o céu estrelado, desceu até ele uma estrela pequenina com o rosto de criança que lhe falou do seu desejo. Estava ali por vontade de Deus, para levar o pastor para onde ele desejasse ir. A partir de então, a estrela nunca mais abandonou o pastor, todas as noites lhe sorria do céu.
      Dias mais tarde, o pastor decidiu partir e chamou a estrela. Os habitantes da aldeia acharam que ele estava a fazer uma grande loucura.
      O pastor caminhou tantos anos que o cão envelheceu e não aguentou a caminhada. Foi enterrado junto à estrada, marcado por um sinal de pedra. O pastor chorou e continuou em busca do seu destino, envelhecendo junto com a estrela. Até que, um dia, chegaram ao seu destino, à montanha mais alta de uma serra, a que ficava mais perto do céu, e ali ficaram juntos.
      O rei, ouvindo falar do pastor e da estrela fantástica, mandou emissários à serra dizendo que todas as riquezas do mundo daria ao pastor em troca da sua estrelinha. O pastor pensou, pensou e respondeu aos emissários que a estrela não era dele, mas do céu.
                

     Muitos anos passaram e o pastor morreu. Enterraram-no debaixo de uma fraga e, nessa noite, uma estrela brilhou com uma luz mais intensa.
     Desde então a serra passou a chamar-se Serra da Estrela.
     Há quem diga que, ainda hoje, na serra da Estrela é possível ver uma estrela que brilha mais do que as outras, de saudade por um pastor."

Sem comentários:

Enviar um comentário