Um dia em grande... ou um grande dia!


Olá, malta!
O dia 25 de Maio foi um dia diferente e imaginem só: não foi dentro das salas de aulas!!
Durante a manhã...
...saímos de autocarro até à grande Mata de Leiria. Estivemos em "Ponto Novo", onde existe um dos Postos de Vigia que, como o próprio nome diz, é utilizado pelos guardas florestais para vigiar a nossa mata. Estivemos com um dos guardas que aqui trabalha. Foi muito simpático e explicou como é o seu trabalho. Até lhe tirámos algumas fotografias!
Como os postos de vigia se situam nos pontos mais altos da mata, é possível ver até ao mar... É lindo! Conseguimos ver o quanto é grande e quanto é preciso proteger.
Relembrámos o que já sabíamos sobre a fauna e a flora, ou melhor sobre a biodiversidade, tema que temos estudado na escola. Conhecemos uma nova planta, a camarinheira: "um pequeno arbusto que se desenvolve em terrenos arenosos da orla costeira e produz uma pequena baga comestível, a camarinha".

Sabiam que existe uma "lenda das camarinhas"?
Diz a história que, o rei D.Dinis e a rainha D. Isabel muito passeavam nestas terras. Existe até uma escultura, em S. Pedro de Moel, dedicada a estes reis. Conta-se que o rei andava a namorar com mais alguém para além da sua esposa. A rainha seguiu-o num dos seus passeios e terá descoberto a verdade. Muito chorou e suas lágrimas pareciam pérolas, que caíram na areia... Daí surgiram pequenos arbustos de onde nascem pequenas bagas, parecidas com pérolas, fazendo lembrar as lágrimas da rainha!
Será verdade? As camarinhas existem... não as conseguimos ver porque só no Verão aparecem nas camarinheiras. Já as viram? Cliquem aqui...
http://www.horta.uac.pt/species/plantae/Corema_album/Corema_album.htm
Aqui estão algumas fotos dessa manhã...

 



Durante a tarde...
...recebemos a visita de um grupo de alunas do curso de formação "Assistente Familiar de Apoio à Comunidade" do CRISFORM, uma escola de adultos, da Marinha Grande.

Apresentaram um teatro de fantoches:
"Aprender a ser saudável, torna-se mais agradável!".
Os fantoches eram muito engraçados e falavam de uma boneca que comeu mais do que devia e sentiu uma grande dor de barriga. Enquanto dormia, os alimentos apareceram e falaram uns com os outros, sobre os que seriam mais saudáveis e os menos saudáveis.


Depois do teatro, divertimo-nos com vários jogos, preparados pelo grupo de alunas:
jogo da memória, jogo do galo, jogo de palavras inglesas...
Logo a seguir, ofereceram-nos um lanche saudável, claro, e uma lembrança... um saquinho em feltro, que trazia algo pouco saudável mas que nós adoramos... rebuçados e chupas!!
Obrigado a todas, pelas actividades que prepararam e pelo bons momentos desta tarde!





Sem comentários:

Enviar um comentário