Escrevendo para me conhecer melhor!

Olá, malta!
Aqui ficam uns breves auto-retratos escritos.

Quando era bebé
Eu sou o João Carlos. Nasci em Leiria e era muito pequenino e chorão. O episódio mais engraçado foi quando aprendi a andar: a minha mãe ficou tão admirada que não me conseguiu agarrar quando caí.
Hoje estou muito grande, compreensivo e adulto.
João Carlos



A minha história
O meu nome é Rúdi, tenho 9 anos e nasci em Leiria.
Quando era bebé era muito gordinho e muito bem comportado, só chorava quando tinha fome. Dormia a noite inteira, comia muito bem e era muito sorridente.
Quando eu tinha 4 meses, a minha mãe e o meu pai foram passar férias ao Algarve e lá encontraram uma menina que perguntou se eu era um nenuco ou se era um bebé de verdade, porque estava sempre a dormir e era muito careca.
Desde essa altura mudei muito, pois agora sou magro, tenho muito cabelo e sou mais reguila.
Agora gosto de futebol, jogos de playstation 2 e jogos de computador. Agora não gosto de algumas comidas que antes gostava, mas agora também gosto de algumas músicas que me faziam chorar quando era bebé.
Muita coisa mudou e vai continuar a mudar!
Rúdi



Como eu era e como sou
Eu, no dia 8 de Abril de 2001, nasci no Hospital de Santo André. Nasci com 3,460 kg e 51 cm de comprimento. Quando nasci tinha olhos grandes e era muito bonito. A minha mãe diz que era muito gorducho, sossegado e dorminhoco.
Eu cresci, hoje sou um magricela, peludo, tenho os olhos grandes e castanhos. Sou alto e calço o 34/35. Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é jogar futebol.
O meu maior defeito è ser teimoso.
Sérgio


Quando era bebé
Nasci no hospital de Leiria, pesava 3,330 kg e media 48,5cm, no dia 16 de Agosto de 2001. Os meus pais deram-me o nome Leandro.
Os meus pais contam que eu quando era pequeno passava horas a tirar os tachos e os tamparueres dos armários. Contam que eu comia muito bem e para adormecer agarrava as orelhas à minha mãe. Comecei a andar aos 13 meses, deixei de usar fralda aos 2 anos, nunca gostei de usar chupeta, mas só deixei de beber leite do biberão aos 8 anos.
Quando nasci, tinha o cabelo preto e os olhos escuros. Agora o cabelo é louro e os olhos são castanhos-claro.
Em pequeno, gostava de brincar com carrinhos e de andar de triciclo. Agora gosto de jogos.
Leandro

Turma 4, 10 de Novembro de 2010

Castanhas quentinhas!!

Olá, malta!

Neste Outono, não podíamos esquecer de provar as castanhas: assadas, cozidas, fritas...
E com elas, chega todos os anos, o Dia de S. Martinho. Também lhe chamamos o dia do Magusto e, é claro, que houve Magusto cá na escola. Mas antes, lemos textos, fizemos banda desenhada, ouvimos e cantámos canções para depois podermos convidar o São Martinho para a festa!
Todos os meninos da nossa escola e do jardim de infância partilharam e provaram as castanhas quentinhas, que foram assadas na "padaria do Engenho", que grande ajuda nos deu... Obrigada!

E para quem quiser saber mais um pouco sobre este santo e este dia de Outono tão especial, veja aqui!
Boas leituras!


Até já, malta!  :o)
Olá, malta!


Escrever é aprender
e aprender é crescer!

Aqui ficam dois textos,
para aprender e crescer.


     Não sou como os outros
     Eu não sou como os outros, porque não tenho cabelo igual aos outros, nem a voz igual. Chamam-me Filipino, porque o meu segundo nome é Filipe.
   Eu tenho muitos amigos, enquanto os outros têm muitos ou poucos amigos. Uns têm uma vida difícil, enquanto que outros têm uma vida fácil.
    E alguns são muitos bonitos e há outros, como por exemplo eu, que são feios.
    E eu não sou lá muito feliz, porque às vezes me batem sem eu fazer nada.
Nuno Filipe, 4.º ano;t4
Outubro de 2010


 
     Não sou igual aos outros
     Eu sou a Inês. Eu sou diferente dos outros meninos, porque não sou mal-educada.
     Tenho a cor da pele castanha, sou simpática e não gosto de violência.
     Ser diferente dos outros não é um problema para mim, porque sou igual aos outros meninos em outras coisas, como por exemplo, gosto de jogar futebol, de brincar, andar na escola e quero ser feliz!
     Todos podemos ser diferentes por fora, mas por dentro somos todos iguais.
     Os nossos pensamentos e sentimentos não são todos iguais, mas são todos muito importantes.
Inês Carsane; 4.º ano; t4
Outubro de 2010

"Ó tia, dá bolinho?"

Olá, malta!

No dia 1 de Novembro, é tradição em Portugal lembrar "Todos-os-Santos" e pedir o "Pão-por-Deus". Mas será que todos os portugueses se lembram porque é que este dia tem esses significados?
Nós estivemos a pesquisar e já sabemos que...
...ora clica aqui, para também ficares a saber!!

Como é tradição na nossa zona, também fizemos uns "bolinhos" na nossa escola. Depois de termos a receita e juntarmos os ingredientes necessários, foi preciso arregaçar as mangas e "pôr a mão na massa". Com a ajuda de todos os meninos e meninas, professoras, assistentes e algumas mães e avós, a massa foi aparecendo!
O resultado final foi este...
Que pena não se sentir o cheirinho!
Para os levar para casa, cada um fez o seu saquinho, não de pano mas de papel, que depois foi decorado com folhas (umas naturais, outras pintadas...).

"Ó tia, dá bolinho?"  ;o)

Exposição Bienal de Artes Plásticas

Olá, malta!

As turmas dos 3.º e 4.º anos receberam um convite especial: visitar a Exposição Bienal de Artes Plásticas, organizada pela Câmara Minicipal da Marinha Grande.
Nesta exposição, vimos primeiro as várias obras de artistas que concorreram ao "Prémio Pintor Fernando de Azevedo" e, depois, vimos as obras de artistas portugueses e estrangeiros que já são muito conhecidos, que fizeram muitas obras e participaram em muitas exposições, como a Paula Rego, Cruzeiro Seixas, José de Guimarães ou João Murillo.

Uma das obras que gostámos mais foi a das flores...
Miguel Chevalier criou umas flores em computador, que vimos numa parede enorme. Quando nos aproximávamos elas nasciam e cresciam mas só se nos mexessemos... Foi mesmo divertido, todos a saltar, a andar e a correr, para ver as flores a mexer.
Isto é "Arte com movimento"! Querem ver? "Cliquem" aqui...

Na escola, tentámos criar as nossas obras, "inspiradas" em tudo o que vimos na exposição. Como somos grandes artistas, demorámos algum tempo... mas aqui estão algumas imagens da visita e dos trabalhos da turma 5 (4.º ano), como prometido!!


Até já, malta! :o)